sexta-feira, 22 de julho de 2011

A OAB E SEU ÓDIO POR ADVOGADOS RECÉM FORMADOS

Sinceramente desconheço os motivos reais que levam a OAB a elaborar provas que não habilitariam hoje o melhor dos desembargadores que resolvesse fazê-la, sem desmerecer o desembargador, naturalmente.

Reconheço a necessidade de uma prova para habilitar o recém formado em direito para que exerça a advocacia gloriosamente e digo mais, tal prova deveria ser extensiva a todos os recém formados de todas as áreas, o que faria com que obtivéssemos profissionais plenamente capacitados.

Não fiz direito, mas acho que no caso da OAB as provas são extremamente difíceis, do contrário não aprovariam apenas os 12% de sempre, o que nos passa então, a necessidade de se proibir todas as faculdades de ter entre seus cursos, o de Direito.

Algum tempo atrás cheguei a nutrir uma simpatia pela OAB, quando Lula era presidente e ela vivia pegando no pé dele, chegando a ser conhecida com Organização para Atazanar o Barbudo, hoje a sigla pode ter outro significado: Ojerizamos Aprovar Bacharéis.

Os reais motivos são incomensuráveis e totalmente inescrutáveis e estão aquém de nossa imaginação, mas eu arriscaria um bastante plausível com a situação: Talvez a OAB sinta a necessidade em habilitar advogados super capacitados, com total mestria, e poder conter com uma pequena parte deste seleto grupo que sejam um tanto quanto indecorosos e que estariam a altura de encontraram todo tipo de brecha nas leis a fim de que possa defender uma grande parte dos safados que governam este país.

Um comentário:

  1. Caro amigo Paulo, concordo em parte no que expôs neste texto. Realmente o nível dos exames aplicados pela Ordem é extremamente alto, resultando em grande reprovação dos bacharéis em direito. Porém, há de se esclarecer que existem vários bacharéis que levam a faculdade "nas coxas" apenas se preocupando com choppadas, festas etc. E, quando chega na hora do teste, percebem que a história aqui fora é diferente.
    Se assim não fosse, não teria tanta diferença entre aprovados da UERJ e das UNIX da vida. concordo que o nível deveria ser revisto mas não se pode culpar apenas a OAB por esse problema.

    ResponderExcluir