sexta-feira, 29 de julho de 2011

JOGO DE INTERESSE

Dilma nomeou  Pelé como embaixador honorário para a copa de 2014, no último dia 26.  Ele terá a função de promover o país, no exterior. Disse Pelé:
"Eu não poderia deixar de aceitar esse convite.  O que gostaria de pedir é que o povo brasileiro acreditasse, porque estava meio confuso, meio em dúvida com alguns problemas que nós tivemos aqui e que a gente sabe ainda das condições, mas que podemos acreditar, porque a presidente disse que vai fazer todo o esforço e espero que a gente entregue bem essa Copa do Mundo.  Agora essa administração será feita com 190 Milhões de brasileiros e todos ficaremos orgulhosos de entregar bem essa Copa".
Disse ainda:
"Como brasileiro, faço isso desde que nasci, desde a primeira Copa do Mundo na Suécia  que eu defendo e faço a promoção do Brasil.  É uma responsabilidade muito grande, mas não poderia deixar de aceitar".

É evidente que o convite foi feito com a intenção óbvia de fechar a boca do Pelé, que vinha tornando público os atrasos existentes, tomara que de certo, fazer o Pelé ficar com a boca fechada é complicado, e mais complicado ainda é querer que Pelé não fale besteira. A verdade é que Dilma agiu com sabedoria.
Ainda ao ser perguntado se temia a possibilidade de uma final no Maracanã, entre Brasil e Uruguai, respondeu:
"Não tenho, pelo contrário.  Acho que deveria ter essa revanche para a gente ganhar."

 Eu já que não tenho rabo preso com ninguém, posso tornar público que os meus devaneios vaticinantes são agourentos e que só por  um milagre vindo dos céus o resultado poderá ser diferente. Sinceramente, o que esperar de uma seleção combalida, que joga com uma languidez revoltante?  Sinceramente 1950 tem tudo para se repetir em 1914.

Orlando Silva, ministro do esporte, fez questão de ressaltar que a função do embaixador é uma homenagem a Pelé, pelo que fez pelo esporte e pelo Brasil.


Pelas declarações feitas por Pelé em 18 de Fevereiro deste ano é fácil chegar a conclusão que tal convite tem a intenção clara de impedir que esse tipo de declaração não exista mais, pelo menos se tratando do Pelé. Vejamos:

"O Brasil tem a obrigação de fazer uma boa Copa do Mundo, infelizmente está atrasando, e tem essa polêmica de São Paulo.  O campeonato paulista é a base do futebol brasileiro."
"Na África do Sul realizaram a Copa em 4 estados, aqui será em 12 e lá eles tiveram ajuda do Bill Gates e nós não teremos isto."
"O Brasil está correndo um grande risco de envergonhar a gente na Copa do Mundo, principalmente na comunicação, os aeroportos estão assustando mais, e não é só os brasileiros."
"Vocês também sabem da luta para conseguir a Olimpíada e a Copa do Mundo, viajando pelo mundo pedindo voto, e agora chegou um momento quje está preocupando todo mundo."

Que está tudo atrasado, todo mundo sabe, mas o bombardeio saindo da boca de uma pessoa como Pelé, com repercussão mundial, não é legal.  Não que ele esteja falando besteira, pelo menos desta vez não, mas se tratando de uma pessoa que diz sempre ter promovido o Brasil, a besteira está em tal afirmação.  Pelé mostra a incoerência própria dos hipócritas, assim como o Lula.





Nenhum comentário:

Postar um comentário